Recomendados do Mês - Maio de 2025
- An Ode To
- 3 de jun.
- 6 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.
O ano está passando voando e a cada novo dia que passa também tem um lançamento novo! Sejam comebacks de nossos grupos preferidos como o TWS e o BOYNEXTDOOR ou então realities fresquinhos pra preenchermos nossas horas de descanso, o mês de maio garantiu um entretenimento delicioso para a Ode! E vamos de mais um Highlight pra aquecer o coraçãozinho!
TRY WITH US, TWS
Indicado por Tham Sanchis
O que é o desacelerar da vida?
Já se foi o tempo em que eu gostava do ócio, da procrastinação e do "fazer nada". Quando a vida adulta bate na porta, aprendemos que o descanso é necessário. E digo com cada vez mais coração aberto para o TWS que eles são um respiro de vida, juventude e pausa mais que pedidos.
Mês passado — e falo de abril! —, eles lançaram mais um mini álbum, o terceiro de sua carreira, explicitando em suas letras, gestos e comportamentos mais uma fase que eles estão passando. Countdown é a faixa-título desse comeback e ela é apenas o pontapé para sentirmos mais uma vez aquele gostinho de frescor que eles levam em suas músicas. Por mais que muitos grupos tenham em sua lore¹ a abordagem do amadurecimento da adolescência para fase adulta, o TWS traz isso de uma forma diferente: eles cometem erros, mas não se culpam; eles vão um dia de cada vez, com a consciência de que está tudo bem não serem perfeitos, com uma naturalidade incrível do "viver"; e eles também fogem da rotina, mostrando que há caminhos alternativos para gente seguir, mesmo parecendo estar tudo tão monótono às vezes. É de uma leveza sem tamanho. Tudo isso vemos através de suas músicas e, nesse quesito, destaco Random Play e Freestyle — que um mês atrás subestimei, mas precisei também desacelerar para degustar a intenção delas.
Mas, como já diriam eles, let's talk about love! Não tem como fazer um álbum sobre maturidade sem falar de algo importante como o ato de amar: dessa vez, eles descobrem o que é o amor nas canções Now Playing, GO BACK e Lucky to be loved. A primeira citada é uma clara metáfora para dizer que viver o amor com a pessoa amada é transformar seus dias (e noites e madrugadas) em filmes — e tem até termos cinematográficos nessa música! GO BACK é sobre se declarar e aceitar que está amando de fato, sem contar com a brincadeira de palavras, já que "declaração" em coreano é 고백 — lê-se exatamente como "go back" em inglês. Ah, e se você tem um ouvido afiado e também é fã dos sunbaenims² de empresa deles, também conhecidos como SEVENTEEN, pode encontrar uma semelhança gostosa no pós refrão de GO BACK com o começo de ADORE U dos maiorais — amamos referências! E o que falar sobre Lucky to be loved? Essa foi a música que me fez dar mil pontos a mais para o TWS! Depois de assistir seu vídeo especial, não consegui parar o choro com a emoção que eles passam nela: realmente é de uma sorte incrível sermos amados por quem nos ama e nos faz bem, fazendo-nos sentir na lua por conta desse amor, como eles dizem na própria.
Modéstia a parte, me sinto orgulhosa e também sortuda por não perder o que o sexteto coloca no mundo: numa cena onde muita gente diz que eles não se renovam a cada comeback, deixar minha armaduras caírem e abraçar mais um processo de amadurecimento, mescla com o sabor do meu próprio amadurecimento. É encantador e inspirador entrar nesse sentimento de "eternas férias" que eles passam, junto de um gostinho de acompanhar um grupo que lembra minha banda favorita de adolescência e sem pretensão de algo grande. Eles são grandes apenas por se permitirem ser diferentes.
¹Lore é a história que cada grupo conta através de suas músicas, onde em cada comeback ela se torna numa grande história.
²Sunbaenim é o termo que se dá para grupos sênior no K-pop.
NO GENRE, BOYNEXTDOOR
Indicado por Tham Sanchis
De vez em quando, sinto que aparecem uns anos em que reaprendo tudo sobre música, do zero mesmo. É como se meu cérebro estivesse pilotando no automático e eu estivesse consumindo música como água: ela é boa, faz bem tomar muito, mas às vezes é tão bom ouvir ela com calma e sentir aquela sensação entorpecedora de uma água gelada depois de águas mornas... E é de arrepiar todos os poros do corpo quando passamos pelo detox de sair de um cenário e voltar para ele com o essencial, com o que faz seu coração reagir por si só quando escuta, sem overthinking! Tenho que dizer que o BOYNEXTDOOR é um dos meus essenciais.
Nesse momento, estou comendo essas músicas de almoço e quase não sinto fome (só quem escutou a faixa-título I Feel Good vai pegar a referência). E falando da própria, ela traz algo que também subverte um ponto no K-pop: para quê conceitos bem definidos se podemos lançar um álbum sem gênero? Afinal, música é para ser algo divertido e sentido; não exatamente precisa-se de propósito se ele é colocar a gente pra cima, o que o BOYNEXTDOOR faz muito bem nesse comeback — e devem ter dado muita felicidade para Zico, fundador da KOZ, empresa onde eles atuam, com o som incrível que lembra o grupo do CEO, o BLOCK B.
De longe, o No Genre foi o primeiro álbum que realmente me pegou esse ano. É um espetáculo a parte tocar ele em sequência e dar de cara, de primeira, com 123-78: de repente, estamos num filme, passeando numa praia e vendo feixes preto e branco; é como se eles nos levassem para o cinema no começo dos anos 2000 — não à toa, a música já dominou as redes sociais. Cantando ainda sobre um grande amor que acabou, vemos isso nas outras músicas também, sempre com muita personalidade e despertando diferentes sentimentos em nós. Step by Step, Is That True? e Next Mistake fazem o coração revirar de emoção com esse achado impecável no meio da música esse ano. É difícil escolher uma favorita, mas digo que a última mexe com meu corpo todo (que nos últimos tempos vem reagido insistentemente à músicas que me fazem querer dançar, coisa que ela faz e talvez por isso seja minha preferida). O mini, então, é encerrado com IF I SAY I LOVE YOU, lançada em janeiro e incluída perfeitamente no álbum como um ótimo número final de paixão verdadeira, e a versão em inglês de I Feel Good, tão boa quanto a original — outra coisa que eles também fazem muito bem é transmitir sentimentos através das músicas em qualquer idioma que seja.
No Genre é um álbum que me permitiu sentir e reconectar com o que é verdadeiro em meu coração e acredito que possa despertar esse ou diferentes sentimentos bons em qualquer pessoa. Se você gosta de sons diferentes e está preparado para abrir mais sua mente, o mini é um must para você!
O JOGO DO DIABO 2
Indicado por Julia Defávari
Em 2023 a Netflix lançou seu reality show O Jogo do Diabo (The Devil's Plan) e comeu meu cérebro de colherzinha. Como entusiasta de realities e competições, encontrei um novo queridinho que apelidei de "Rinha de Nerdolas"e até falei sobre ele no One by One dos meus realities e survivals preferidos do ano.
Para a minha felicidade, 2 anos depois, a produtora lançou sua segunda edição do programa! O formato se manteve praticamente o mesmo: os participantes tem que competir em inúmeras provas de estratégia, cálculo e probabilidade a fim de ganhar o prêmio em dinheiro no fim do programa. Ainda contamos com a área de convivência, reservada para os detentores do maior número de pontos, e a cadeia, para onde vão os participantes em risco de eliminação. O divertido dessa segunda temporada foram as surpresas para os competidores e telespectadores, que se depararam com algumas dinâmicas e mistérios diferentes dessa vez.
Confesso que apesar da saudade enorme que senti do Seungkwan (SEVENTEEN) em praticamente todas as provas, gostei ainda mais desse elenco. Contando com carinhas BEM conhecidas como o Kyuhyun (Super Junior), CHUU e Justin H. Min (The Umbrella Academy), os participantes mais uma vez são bem diversificados em suas ocupações e formações e se mostraram com inteligência e esperteza para dar e vender!
Apesar das minhas manifestações para ter uma 2a edição do programa, tive medo de ser mais do mesmo ou então de a qualidade cair, mas fui positivamente surpreendida por essa temporada de O Jogo do Diabo e já comecei minha torcida por MAIS UMA edição! Que venha aí pra garantir ainda mais entretenimento para nós realitiers!
PS: por favor venham comentar suas torcidas comigo!!!!!!!!!!!
Conferiram algum de nossos queridinhos de maio? Ficaram com vontade de conhecer o que a gente recomendou por aqui? Vem contar pra gente o que tem marcado presença por aí!
Comentários